ATIVIDADES DE MERGULHO


Season Challenge Saídas de Mergulho Oceânicas

Saídas de Mergulho Oceânicas


Ilhéus das Formigas/ Recife Dollabarat

Os ilhéus das Formigas, localizados a 50 milhas da marina de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), oferecem uma grande variedade de spots de mergulho. Desde mergulhos menos profundos, ao longo da parede dos ilhéus e também nos recifes a norte, os quais podem ser feitos por mergulhadores menos experientes, a mergulhos mais técnicos, como o naufrágio 'Olympia' localizado a sudoeste dos ilhéus, entre 30 a 50 metros de profundidade.

O Recife Dollabarat está inserido numa reseva marinha perto dos ilhéus das Formigas. O mergulho começa numa zona menos profunda com apenas 5 metros de profundidade, a qual diminui rapidamente para quase 30 metros.

Em ambos os spots de mergulho, você poderá observar meros gigantes (Epinephelus marginatus), mero-badejo (Mycteroperca fusca) e também grandes pelágicos, tais como o bonito (Katsuwonus pelamis), cavala-da-Índia (Acanthocybium solandri), serra (Sarda sarda), bicuda (Sphyraena viridensis) e encharéu (Pseudocaranx dentex). Também é possível ver jamantas (Mobula tarapacana e Manta birostris) e, raramente, algumas espécies de tubarões, como o tubarão-martelo (Sphyrna zygaena) e o tubarão das Galápagos (Carcharinus galapagensis).

 

Baixa da Sabrina / Lourenços

Localizado a cerca de 13 milhas de distância do Porto de Ponta Delgada, a baixa da Sabrina e dos Lourenços são excelentes mergulhos para observar peixes pelágicos, tais como bicudas (Sphyraena viridensis), írio (Seriola rivoliana) e, nos meses de Verão, é possivel observar jamantas (Mobula tarapacana e Manta birostris). Neste local, existem também várias espécies de moreias e espécies demersais, como o rocaz (Scorpaena scrofa).

O topo do monte submarino está a 24 metros de profundidade, sendo onde decorrem os mergulhos recreativos. Mas também, é o local ideal para a prática de mergulhos técnicos uma vez que atinge 60 metros de profundidade máxima. Devido à possibilidade de correntes fortes, estes mergulhos são só recomendados a mergulhadores mais experientes.

 

Baixa do Ambrósio

A Baixa do Ambrósio é um monte submarino situado dentro de uma reserva marinha, aproximadamente a 40 minutos da marina de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria e a 120 minutos da marina de Ponta Delgada.

Embora seja um mergulho profundo, com 50 metros de profundidade máxima, o mergulho também pode ser realizado a profundidades mais baixas, entre 5 e 20 metros, sendo também adequado a mergulhadores menos experientes. Na baixa do Ambrósio você poderá observar uma grande diversidade de vida marinha, como grandes grupos de jamantas (Mobula tarapacana e Manta birostris) e também grupos de peixes pelágicos, tais como írio (Seriola rivoliana), bicudas (Sphyraena viridensis), e anchova (Pomatomus saltatrix).

 

Banco D. João de Castro

O Banco D. João de Castro é um monte submarino, situado entre as ilhas Terceira e São Miguel, a 55 milhas da marina de Ponta Delgada.

O mergulho é realizado na antiga caldeira do vulcão, entre os 13 metros e os 20 metros de profundidade, onde as fontes hidrotermais são mais ativas. Existe uma grande diversidade de espécies pelágicas neste spot de mergulho, como bicudas (Sphyraena viridensis), cavala-da-Índia (Acanthocybium solandri), bonito (Katsuwonus pelamis), lírio (Seriola dumerili), patruça (Kyphosus sectator) e serra (Sarda sarda). Também é possível observar jamantas (Mobula tarapacana e Manta birostris) e tartarugas marinhas como a Carreta carreta.

Este spot de mergulho é apenas recomendado a mergulhadores experientes, devido à possibilidade de correntes fortes e também devido à sua localização remota.

 



       

Você deveria

estar aqui!

© Season Challenge - All rights reserved 2018